domingo, 31 de outubro de 2010

Uma medula para a Joana!

Antes de mais vou falar-vos na Joana.

Joana Pereira, a jovem residente em Santarém que sofre de leucemia aguda, continua à procura de um dador de medula. “

Com apenas 18 anos, a doença foi diagnosticada a Joana em agosto passado, situação que obrigou ao seu internamento no Hospital Santa Maria, em Lisboa, onde se prepara agora para uma nova fase de tratamento.

Depois de uma demonstração de solidariedade da parte do Tourizense, equipa de futebol da aldeia de Touriz, em Tábua, de onde a família de Joana é proveniente, agora é altura de uma nova iniciativa. Este domingo, dia 31, realiza-se, junto às instalações dos Bombeiros Voluntários de Tábua, uma recolha de sangue para angariação de novos dadores de medula óssea.

E, tal como os futebolistas do Tourizense fizeram questão de tentar ajudar Joana, bem como tantas outras pessoas que sofrem da mesma doença, este domingo esperam-se novos dadores entre as 09H00 e as 13H00 e as 14H00 e as 16H30. Para tal, basta fazer um pequeno exame tão simples como uma recolha de sangue.

Se não tiver oportunidade de participar na recolha, mas quiser ajudar, pode sempre dirigir-se ao Centro de Histocompatibilidade do Centro, no edifício São Jerónimo, em Coimbra, onde se pode tornar dador a qualquer altura.

(noticia do “Diario As Beiras”)

Hoje, pela Joana e por todas as Joanas espalhadas pelo Mundo eu fui fazer os testes de compatibilidade para ser dadora da medula óssea e poder ajudar.
A dúvida de que poderei ser eu a salvar alguém não parava de soar na minha cabeça por isso fui fazer os testes para ter certezas.
E aquilo que senti é inexplicável. Pode ser pieguice minha, posso ser eu que vejo as coisas de uma maneira diferente, mas a verdade é que hoje senti-me útil. Senti-me alguém no Mundo.

Aquilo que fiz não foi nada, mas poderá ser tudo para alguém. Poderá ser a ultima oportunidade de alguém e se fosse pela vontade… Aiiii, se fosse pela vontade, doaria a minha medula à Joana, ao João, ao Zé, a todos aqueles que realmente precisam. Mas as coisas não são assim tão simples. Não basta querer, há que poder. E agora sobretudo, há que esperar. E ter esperança de poder ajudar.

No meio de tanta futilidade, sentimentos mesquinhos e pessoas muito muito estúpidas que teimam tentar desviar-me daquilo que realmente é importante na vida, isto foi a minha “lufada de ar fresco” (e como esta expressão me é querida) e estou mesmo a sentir-me bem com aquilo que fiz.

Não vou pedir-vos para se tornarem dadores da medula óssea. Pois, para mim, não é uma decisão que se tome de animo leve. Não acho bem dar esperança a alguém que realmente precisa e depois desistir a meio.
Vou sim pedir-vos que pensem nisto. Pensem que vocês poderão ser aquela pessoa que tanta gente procura e que pode salvar a vida de alguém. E aí sim, se acharem que estão disponíveis e querem ser Dadores de Medula Óssea então, FORÇA!!

Ajudem a Joana e todas as Joanas espalhadas pelo Mundo. Um dia poderemos ser nós a precisar de encontrar alguém!

Sem comentários:

Enviar um comentário